23 de janeiro de 2010

American Graffiti (1973) - Nova Geração

Ainda não tinha visto este clássico do cinema, American Graffiti (1973) foi o segundo filme realizado por George Lucas e produzido por Francis Ford Coppola. Filme de baixo orçamento, 770 mil de dólares, com nomes de jovens actores pouco conhecidos na altura, mas que mais tarde se tornariam estrelas como Richard Dreyfuss ou Harrison Ford.

A historia passa-se em 1962 numa pequena cidade dos Estados Unidos, onde dois jovens passam a sua ultima noite na cidade com os amigos antes de partirem para a universidade. Assim, numa normal noite de verão varias coisas acontecem e interligam-se. Desde uma historia de amor que ameaça romper-se pela distancia, corridas de carros, um louco locutor de radio, um rebelde sem causa, muita musica e até as primeiras experiência sexuais.

O filme é uma espécie de documentario sobre os jovens da década de 60, as suas diversões, atitudes e esperanças. O filme teve um enorme impacto no cinema, foi um sucesso em termos de bilheteira (sobretudo entre os mais jovens) com um encaixe de 120 milhões de dólares, impressionante para um orçamento que só contou com 770 mil dólares. Serviu também de inspiração para outros filmes adolescentes como Grease (1978), The Diner(1982), Dazed and Confused (1993) ou American Pie (1999).

Melhores Filmes de Comédia

Dou-lhe um 7/10, é um filme divertido com uma boa banda sonora com muito rock n'roll da época. Tem também uma boa montagem, contudo pareceu-me a sua duração excessivamente longa. O filme merece bem o titulo de clássico e é frequentemente referido como o "pai" dos blockbuster's de verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário