15 de janeiro de 2010

The General (1927) - A General de Buster Keaton

Estive uns dias de ferias natalicias na casa dos meus pais e encontrei uma colecção de classicos de cinema, entre eles estava o mitico filme com Buster Keaton de 1927 A General realizada por Clyde Bruckman e Buster Keaton. Um dos filmes mais famosos da era do cinema mudo, uma comédia que na altura que estreou teve más criticas mas que ao longo dos tempos ganhou o estatuto de obra prima.

A historia é sobre Johnnie (Buster Keaton) que tem dois amores, uma é sua locomotiva (a General) e a outra é a sua namorada. Quando se dá a guerra civil ele tenta alistar-se mas não é aceite devido à sua utilidade como condutor de locomotivas. Contudo a sua namorada pensa que ele é um cobarde. Mais tarde tanto a sua namorada como a locomotiva são raptadas pelo exercito inimigo e Johnnie decide aventura-se pelas linhas inimigas em busca dos seus dois amores.

Melhores Filmes de Comédia

Se é difícil fazer humor, mais difícil é fazer humor sem palavras e Keaton utiliza uma linguagem corporal espontânea e divertida. Para um filme tão antigo é de salientar a excelente montagem produzida, o equilíbrio fotográfico conseguido, o cuidado que houve com o guarda-roupas e o realismo que Keaton quer dar ao filme não se importando de gastar uns milhares de dólares ao deixar cair uma locomotiva ao rio.

Dou-lhe um 7/10 e até fiquei surpreendido pela qualidade apresentada de um filme dos anos 20, embora o argumento não seja nada de especial e alguns actores representam numa forma muito exagerada as suas emoções (típico no cinema mudo), os pormenores técnicos são deliciosos assim como a personagem de Buster que é bastante divertido.

Sem comentários:

Enviar um comentário