Há 50 anos o realizador Luis Buñuel voltou a Espanha para filmar Viridiana (1961), depois de vários anos exilado no México. Buñuel filmou sempre sob o olhar atento da censura de Franco que o obrigou a mudar o final. Ainda assim o filme foi considerando uma blasfémia em Itália e Espanha e proibido. Viridiana (1961) ganhou a palma de ouro de Cannes nesse ano.
A historia é sobre uma freira chamada Viridiana que vai visitar o seu tio Jaime por insistência da sua superior. Ao chegar aí o seu tio tenta seduzi-la, por faz-lhe lembrar a sua defunta mulher, no entanto, ela rejeita e o tio droga-a para ter relações com ela, mas na ultima hora decide não fazê-lo. Embora ele peça perdão Viridiana saí de casa chateada e o seu tio decide suicidar-se e deixar toda a sua herança a ela e ao seu filho bastardo, que a partir daí terão de conviver debaixo do mesmo tecto.
Melhores Filmes de 1961
Dou-lhe um 8/10 é para mim um dos melhores filmes de drama da historia do cinema e obviamente um dos melhores do talentoso realizador. O filme está repleto de mensagens subtis, o argumento é magnifico e intemporal. Uma critica à sociedade a todos os níveis, sobretudo a ingenuidade da freira e consequentemente à da igreja. Um filme de culto sem duvida.
Sem comentários:
Enviar um comentário