29 de setembro de 2011

Oranges and Sunshine (2010) de Jim Loach

Há um ditado que diz "filho de peixe sabe nadar" e por vezes é bem verdade, vejamos o caso de Jim Loach filho do cineasta Ken Loach, um dos meus preferidos da atualidade. Jim tem trabalhado sobretudo na televisão e Oranges and Sunshine (2010) é o seu primeiro filme. Uma historia verídica.

A historia é sobre a assistente social de Nottingham, Margaret Humphreys, que um dia ser querer descobre que várias crianças, nos anos 50/60, de diferentes orfanatos ingleses foram enviadas de barco até à Austrália, para aí trabalharem em condições de quase escravatura. Aos seus pais em Inglaterra lhes foi dito que os seus filhos foram adoptados, enquanto às crianças lhes disseram que os seus pais estavam mortos.

Dou-lhe um 7/10 é uma historia dura, um completo abuso nos direitos humanos por parte dos governos ingleses e australianos com o apoio dos orfanatos cristãos. Um filme bem filmado sem cair no dramatismo mas muito sentimental. Tal como o seu pai, Jim Loach também realizou um filme sobre problemas sociais, espero que seja o primeiro filme de muitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário