20 de novembro de 2011

Filmes de Culto - A Guerra do Fogo (1981)

Quantos filmes conhecemos nós que relatam a vida da espécie humana na pré-historia? Poucos. A Guerra do Fogo (1981) que faz agora o seu 40º aniversário. Filme ambientado à 80 mil anos atrás numa altura que ainda não existiam idiomas, onde a espécie humana lutava pela sobrevivência. Dirigida por Jean-Jacques Annaud que fez filmes como The Name of the Rose (1986), The Bear (1988) ou 7 anos no Tibete (1997).

A historia de uma tribo que foi atacada e expulsa das suas cavernas que conheciam a existência do fogo e a sua manutenção mas não sabiam criar-lo. Quando acidentalmente se apaga o fogo, a tribo vê ameaçada a sua existência, já que dependem do fogo para aquecerem-se e defenderem-se dos animais. Três jovens guerreiros são encarregados de partir em busca da chama que possa salvar a tribo, os jovens sofrem inúmeros perigos através de um mundo hostil e desta forma conseguem aprender o suficiente para permitir a sobrevivência da sua espécie.

Melhores Filmes de 1981

Dou-lhe um 9/10, filme que marcou a minha adolescencia por mostrar de uma forma dura e crua a natureza humana. O filme é uma obra prima que nós ensina da evolução da nossa espécie. Ganhou alguns prémios incluído o oscar para a melhor maquilhagem. Este filme deveria ser obrigatório para as aulas de história, mostra como era o homem em 80.000 a.C. e retrata como era a vida naquele tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário