The Great Escape (1963) é possivelmente dos filmes mais famosos sobre fugas de prisão, são inúmeras as suas cenas famosas e logicamente hoje o filme é considerado como um clássico do cinema. Teve o nome no Brasil de Fugindo do Inferno, e em Portugal de A Grande Evasão. Foi dirigido por John Sturges, ele que fez também Magnificent Seven (1960). O filme foi um sucesso de bilheteira desde a sua estreia.
A historia durante a II Guerra Mundial, e é baseada numa historia verídica, os mais perigosos prisioneiros de guerra aliados são levados a um novo campo de prisioneiros de segurança máxima. O Chefe de Grupo Ramsay é o interlocutor dos prisioneiros com o comandante do campo, Coronel von Luger. Muitos deles contavam com várias fugas e recapturas.
Dou um 7/10, é dos poucos filmes que consegue misturar na perfeição ação, diversão, entretenimento, princípios e valores. Embora o filme seja baseado em acontecimentos reais, na sua adaptação ao cinema houve alguma exagerações e juntaram algumas historias para tornar o filme mais atrativo. Todo um clássico do cinema que cumpre este ano o seu 50º aniversário e merece ser sempre relembrado.
É realmente um grande filme, daria uma nota um pouco mais alta, pois é dos meus filmes de acção preferidos.
ResponderEliminar