Quando era criança lembro-me de ver Papillon (1973) e ficar impressionado com a dureza da historia contado pelo cineasta Franklin J. Schaffner. Agora aproveitando o 40º aniversário do filme decide revê-lo e esperar que sensações me dava. Papillon (1973) é hoje considerado um classico, com dois atores que enchem o ecrã, Steve McQueen e Dustin Hoffman.
É uma historia verídica sobre a vida de Papillon (Steve McQueen), que é acusado por ter morto um chulo e é enviado a uma prisão na Guiana Francesa. Essa prisão é anti-fugas, mas Papillon não pretende ficar muito tempo ai e intenta fugir algumas vezes, o problema é que as condições na prisão são desumanas e Papillon passa muito tempo em solitária.Dou um 8/10, um dos filmes mais importantes da carreira de Steve McQueen, a sua transformação física é impressionante. Além disso o filme tem uma vertente social ao denunciar os maus tratos que sofriam os prisioneiros. Filme que tem poucos diálogos mas que em nenhum momento é aborrecido, pelo contrario, absorve por completo a nossa atenção.
Como curiosidade, a cena inicial do filme é gravada em Hondarribia (País Basco Espanhol), e não em França como tenta demonstrar, está a só 7 km da minha casa, aconselhável uma visita à zona velha.
De acordo com a análise. Papel marcante de Steve McQueen sem dúvida e um excelente filme.
ResponderEliminarGrande filme, além de McQuenn, Hoffman também tem ótimo papel.
ResponderEliminarUm dos ótimos trabalhos do hoje quase esquecido Franklin Schafner, que fez "Patton", "O Planeta dos Macacos" e "Os Meninos do Brazil".
Abraço