11 de março de 2013

Papillon (1973) com Steve McQueen

Quando era criança lembro-me de ver Papillon (1973) e ficar impressionado com a dureza da historia contado pelo cineasta Franklin J. Schaffner. Agora aproveitando o 40º aniversário do filme decide revê-lo e esperar que sensações me dava. Papillon (1973) é hoje considerado um classico, com dois atores que enchem o ecrã, Steve McQueen e Dustin Hoffman.

É uma historia verídica sobre a vida de Papillon (Steve McQueen), que é acusado por ter morto um chulo e é enviado a uma prisão na Guiana Francesa. Essa prisão é anti-fugas, mas Papillon não pretende ficar muito tempo ai e intenta fugir algumas vezes, o problema é que as condições na prisão são desumanas e Papillon passa muito tempo em solitária.

Dou um 8/10, um dos filmes mais importantes da carreira de Steve McQueen, a sua transformação física é impressionante. Além disso o filme tem uma vertente social ao denunciar os maus tratos que sofriam os prisioneiros. Filme que tem poucos diálogos mas que em nenhum momento é aborrecido, pelo contrario, absorve por completo a nossa atenção.

Como curiosidade, a cena inicial do filme é gravada em Hondarribia (País Basco Espanhol), e não em França como tenta demonstrar, está a só 7 km da minha casa, aconselhável uma visita à zona velha.

2 comentários:

  1. De acordo com a análise. Papel marcante de Steve McQueen sem dúvida e um excelente filme.

    ResponderEliminar
  2. Grande filme, além de McQuenn, Hoffman também tem ótimo papel.

    Um dos ótimos trabalhos do hoje quase esquecido Franklin Schafner, que fez "Patton", "O Planeta dos Macacos" e "Os Meninos do Brazil".

    Abraço

    ResponderEliminar