Após o lançamento, à 50 anos, do filme Stanley Kubrick disse que se soubesse que o seu filme iria ser tão censurado pela Legião Nacional de Decência jamais teria feito um filme como Lolita (1962), pois foram bastantes as cenas que tiveram de ser retiradas. Kubrick trabalhou com Vladimir Nabokov (o autor do livro) para escrever o guião. Para muitos é um filme menor na brilhante carreira de Kubrick.
A historia passa-se nos anos 50, onde Humbert Humbert (James Mason) um homem com 40 anos, professor de literatura francesa, que conseguiu um lugar numa escola de Ohio e anda a procura de um quarto para alugar. Assim, encontra a Charlotte Haze (Shelley Winters), uma viuvá que o convida para ficar em casa, Humberto declina o convite até encontrar a filha de Charlotte de 14 anos Dolores (Sue Lyon) carinhosamente chamada de Lolita. Humbert apaixona-se de imediato.
Dou-lhe um 7/10, muito antes de ver este filme tinha lido o livro de Nabokov etinha ficado imprecionado pela qualidade lireraria do Russo. O filme tem muitas diferenças em relação ao livro, e obviamente que a censura a que foi submetido também não ajudou ao trabalho de Kubrick. Ainda assim, é um filme muito interessante sobretudo pelas personagens de Mason e Lyon e logicamente toda a pecaminosa historia magnificamente dirigida por Kubrick.
Sem comentários:
Enviar um comentário