Após ter visto As Noites de Cabiria, fiquei com curiosidade em ver mais trabalhos do famoso realizador Frederico Fellini. Já que este ano cumpre o seu 50º aniversário, decidi então ver oito e meio (1963) um dos filmes mais conhecidos do cineasta italiano.
A historia é sobre um homem na casa dos 40, realizador de cinema, que está em profunda crise pessoal. Atrasa as filmagens do seu novo filme para tentar recuperar e ganhar inspiração, nisto é pressionado por produtores, actores, a mulher, a amante e amigos, enquanto ele só quer estar sozinho e encontrar as respostas para as suas visões e sonhos.
O filme recordou-me um pouco o cineasta sueco Ingmar Bergman, o qual nos seus filmes utiliza frequentemente personagens depressivas e com crises existenciais. É curioso que a famosa imagem do O Sétimo Selo (1956) em que a morte dança com as pessoas serviu de inspiração a Fellini, pois a personagem principal no final dá-se conta que a vida é bela e também dança com todas as personagens do filme.
O filme é uma espécie de auto-biografia do cineasta e não nego que o filme é um marco, uma referência no cinema, uma inspiração para outros trabalhos, uma boa mostra de como um homem, marido e cineasta pode entrar em crise e duvidar de tudo e todos, mas sinceramente eu não gostei. Um exemplo da sua influência em outros cineastas é o filme Recordações (1980) de Woody Allen de 1980, em que Woody está em crise porque toda o público quer ver os seus filmes cómicos e ele quer ser levado mais a serio e fazer filmes dramáticos.
Melhores Filmes de Drama
Dou-lhe um 5/10, achei o filme muito lento, com uma duração excessiva (140 minutos), o filme é aborrecido com demasiadas visões e sonhos do personagem principal, que por vezes não se distingue entre a realidade da ficção, chega a ser doloroso ver o filme até ao fim. O personagem principal Marcello Mastroianni é chato e esta rodeado de personagens excessivamente excêntricas.
Plenamente de acordo, é daqueles filmes que fui ver por ser altamente aclamado mas depois foi sofrer para chegar ao fim!
ResponderEliminar