25 de agosto de 2009

As Noites de Cabiria (1957)

Na minha infância lembro-me de ver este filme com os meus pais, não tinha idade para entender a mensagem que o realizador Federico Fellini queria passar mas nunca me esqueci da personagem Cabiria, interpretada pela esposa do realizador (Giulietta Masina) e da cena final que embora de tenra idade ficou marcada na minha memoria. Desde então tinha-o adicionado há minha lista de filmes a ver.

A Noite de Cabiria, em original Le Notti di Cabiria é um filme italiano de 1957 que ganhou o oscars para melhor filme estrangeiro e melhor actriz feminina no festival de Cannes, é considerado por muitos como o melhor filme de Fellini e até dos melhores filmes europeus feitos até hoje. É sem duvida um clássico do cinema que merece ver visto. O filme pertence a época dourada do cinema italiano, ao chamado período pós-guerra, sendo um dos exemplos do neo-realismo italiano.

A historia é sobre uma prostituta que vive em Roma numa zona pobre da cidade e que tem o sonho de mudar de vida. Tem vergonha da vida que leva e sonha em encontrar o amor da sua vida. Cabiria é uma mulher com um coração enorme e ingenua que se vê enganada pelos homens e procura por todos os meios não perder a fé na humanidade. Tem muita energia e coragem e sempre que cai volta a levantar a cabeça e a sonhar que um dia tudo poderá mudar, amar e ser amada.

Melhores Filmes de Drama

O filme é um hino à vida, demonstra a força de uma pequena mulher que nunca baixa os braços, os últimos 20 minutos do filme são magníficos, transmitem uma enorme tensão e sofrimento, dei por mim agarrado ao ecrã com as mãos transpiradas ao ver o destino de Cabiria. Penso que está parte final é uma das melhores do cinema, e fazem que o filme seja obrigatório. Excelente interpretação de Giulietta Masina. Dou-lhe um 8/10.

Sem comentários:

Enviar um comentário