18 de agosto de 2009

A Pedra do Destino - Stone of Destiny - Filme

Vi o filme Stone of Destiny em original, A Pedra do Destino em português de 2008 realizado por Charles Martin Smith e tenho que confessar que gostei, não é certamente um grande filme mas vê-se bem.

O filme conta a historia verídica de 4 estudantes escoceses de Glasgow que em 1951 planearam ir a Londres e trazer de volta à Escócia a Pedra do Destino que é um símbolo nacionalista escocês. Esta pedra era onde na idade média os reis escoceses eram coroados, no entanto o rei inglês Eduardo I leva essa pedra para Londres mais precisamente para a Abadia de Westminster.

No filme está explicado como os quatro estudantes se conhecem, o porquê que os leva a ir a Londres e toda a aventura de roubar a pedra, tem uns toques de humor britânicos, muita amizade, aventura, furor nacionalista e até....amor.

Curiosamente eu tenho que dizer aqui uma coisa, eu vi essa pedra. Em 1996 a pedra volta a Escócia e está hoje no castelo de Edimburgo, curiosamente tive ai este ano, está numa sala pequena do castelo, a sala é escura está cheia de camaras e com um vigilante. A pedra está no centro da sala numa vitrina juntamente com a coroa do ultimo rei da Escócia como país independente. A pedra voltará a Londres quanto o próximo rei inglês for coroado.

Eu quando tive na Escócia espera que a população fosse mais independentista, mais curiosamente achei que embora fossem nacionalista e orgulhosos de ser escoceses, não os vi muito a favor de saírem do Reino Unido, se consideravam britânicos. Acredito que este sentimento se deve também há autonomia que conseguiram nestas ultimas 2 décadas. Por ultimo queria realçar a excelente fotografia que nós mostra como é bonita a Escócia. Dou-lhe um 7/10.

Sem comentários:

Enviar um comentário