15 de agosto de 2009

100 Melhores Filmes - Parte III

Deixo aqui a 3ª parte desta lista na qual ainda estou a trabalhar e se poderá ver a sua evolução neste link e estará sempre disponível no sidebar do blog.

20 - Goodfellas (1990) - Tudo Bons Rapazes
IMDB Ranking - 8.8
Filme de Martin Scorsese baseado no livro de Nicholas Pileggi que relata a ascensão e caída de três gangsters através de três décadas. Henry Hill filho de pai irlandês e mãe siciliana, é testemunha da vida de poder, honra e respeito que têm los gangsters que habitam no seu bairro, numa zona de Brooklyn. Henry, aos treze anos de idade, deixa de assistir as aulas, e fascinado pela vida mafiosa, entra na organização mafiosa, começado por ser um simples rapaz de recados para ir subindo de posição à medida que cresce a confiança que nele depositão. O filme é bastante bom, duro e violento com excelentes interpretações de Robert de Niro, Ray Liotta e Joe Pesci este ultimo venceu um oscar como actor secundário neste filme. Filme venceu alguns prémios e teve 6 nomeações para os oscars. Com orçamento de 25 milhões de dólares teve um encaixe de 46 milhões.

21 - Before Sunset (2004) - Antes Anoitecer
IMDB Ranking - 8.0
Este filme é a continuação de Before Sunrise (Antes de Amanhecer) de 1995. Richard Linklater realizador do filme disse, "o primeiro filme não foi um sucesso de bilheteira, portanto, factores financeiros não justificavam uma continuação. A justificativa para fazer Before Sunset era que os fãs do primeiro filme eram fiéis e apaixonados e eles mereciam saber o que aconteceu com os seus personagens favoritos". Desta vez os dois se encontram em Paris, ele é escritor e esta numa livraria a dar autógrafos e ela aparece. O filme passa-se em tempo real, e cada minuto de filme equivale a um minuto no "tempo do filme". As filmagens duraram apenas quinze dias, e custaram dois milhões de dólares recebeu vários prémios e foi ainda nomeado para o oscar de melhor argumento original.

22 - The Bridges of Madison County (1995) - As Pontes de Madison County
IMDB Ranking - 7.1
Filme que conta uma historia de duas pessoas já maduras, que se conhecem acidentalmente no interior dos Estados Unidos. Enquanto o marido e filhos da personagem feminina (Meryl Streep) encontram-se fora, conhece e apaixona-se por um fotógrafo (Clint Eastwood), que chega ao condado de Madison (Iowa) para realizar una serie fotográfica sobre as pontes cobertas da zona para National Geographic. Os quatro días que passam juntos supõe para ela uma volta fundamental na sua vida pela relação extra-matrimonial que mantém com ele. O filme foi realizado por Clint Eastwood baseado no livro de Robert James Waller, recebeu alguns prémios Meryl Streep foi nomeado para um oscar. Com um orçamento de 22 milhões de dólares obteve um encaixe de 182 milhões.

23 - Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (1980)
IMDB Ranking - 8.8
A trilogia Star Wars revolucionou o cinema de ficção cientifica na época moderna e esta sensacional continuação do êxito fulminante de 1977 supera a primeira, no que se refere a efeitos especiais, com mais personalidade, floresce o romance entre o trio principal e aparecem personagens novos e sólidos. Neste capitulo o lado escuro contra ataca os rebeldes, onde Luke começa a compreender o seu destino e prepara o seu treino. Neste filme há umas das cenas mais famosas da 7ª arte, a luta no final entre Dark Vader e o seu filho Luke. Filme com uma excelente banda sonora recebeu vários prémios e com um orçamento de 33 milhões de dólares obteve o impressionante encaixe de 538 milhões.

24 - Che the Argentin: Part I (2008)
IMDB Ranking - 7.5
Qualquer filme que seja feito sobre Ernesto "Che" Guevara será feito polémico, uma personagem do século passado que é idolatrado por alguns e odiado por outros. O realizador Steven Soderbergh decidiu fazer um filme em duas partes, a primeira centra-se na revolução cubana, desde o momento em que Che conhece a Fidel Castro e outros combatentes e desembarcam na ilha caribenha, até à sua chegada a Havana dois anos depois. Benicio del Toro faz tem uma excelente interpretação com Che, ganhou alguns prémios como por exemplo o de melhor interpretação masculina em cannes. Por ser um filme polémico a academia de hollywood não lhe atribui-o qualquer nomeação para os oscars, o filme com o orçamento de 58 milhões de dólares obteve um encaixe de somente 30.1 milhões, pela campanha negativa que teve nos Estados Unidos.

25 - The Wind that Shakes the Burley (2006) - Brisa de Mudança
Ranking - 7.6
Filme do realizador britanico Kevin Loach, ganhou a palma de ouro como melhor filme no festival de Cannes. A historia remonta à Irlanda nos anos de 1920. Está situada nos últimos dias da guerra Anglo-Irlandesa, até aos primeiros dias da guerra civil. A historia de um grupo de camponeses que sofrem abusos por parte do exército britânico e decidem ingressar nas tropas do IRA. Após o Tratado anglo-irlandés o grupo divide-se entre quem apoiam o tratado e quem se opõem a ele. O filme demonstra na perfeição a estupidez humana quando se enfrentam a um conflito, com as pessoas a tomarem posições extremas esquecendo-se de valores mais nobres como a amizade ou a generosidade. O filme teve uma boa recepção entre o público e é até hoje o filme com melhor encaixe de dinheiro na Irlanda, para isso muito contribui-o a polémica em torno da questão Irlandesa.

26 - Star Wars IV (1977) - Uma Nova Esperança
IMDB Ranking - 8.8
Um dos filmes com maior bilheteira da historia é considerado por muitos como o início da "Era Blockbuster". em que o cinema de hollywood passaria a cada vez mais voltar-se aos efeitos visuais e às grandes campanhas de marketing. Quando o filme foi lançado, seu nome era apenas Guerra nas Estrelas, só quando o filme foi relançado, em 1997, que foi colocado o nome episódio IV: Uma Nova Esperança, pois em 1977 o realizador George Lucas não acreditava que o público tivesse interessado numa sequela. O filme teve uma enorme influencia no cinema, sendo hoje em dia considerando um dos maiores clássicos da historia da 7ª arte. Com apenas 11 milhões de dólares obteve um encaixe impressionante de 775,4 milhões.

27 - La Guerre du Feu (1981) - A Guerra do Fogo
IMDB Ranking - 7.4
Este filme deveria ser obrigatório para as aulas de história, mostra como era o homem em 80.000 a.C. e retrata como era a vida naquele tempo. Realizado por Jean-Jacques Annaud conta a historia de uma tribo que foi atacada e expulsa das suas cavernas que conheciam a existência do fogo e a sua manutenção mas não sabiam criar-lo. Quando acidentalmente se apaga o fogo, a tribo vê ameaçada a sua existência, já que dependem do fogo para aquecerem-se e defenderem-se dos animais. Três jovens guerreiros são encarregados de partir em busca da chama que possa salvar a tribo, os jovens sofrem inúmeros perigos através de um mundo hostil e desta forma e conseguem aprender o suficiente para permitir a sobrevivência da sua espécie. O filme é uma obra prima que nós ensina da evolução da nossa espécie. Ganhou alguns prémios incluído o oscar para a melhor maquilhagem.

28 - Cidade de Deus (2002)
IMDB Ranking - 8.8
Possivelmente o filme brasileiro mais conhecido de todos os tempos, realizado por Fernando Meirelles conta a história das favelas no Rio de Janeiro nos anos 60, quando jovens como Dadinho e Bené são pequenos delinquentes numa favela chamada Cidade de Deus. O filme acompanha a vida deles assim como um jovem negro que tenta sair de um lugar onde o tráfico de cocaína, os assassinatos, a delinquência juvenil e o suborno policial são algo quotidiano. O filme teve uma enorme recepção internacional mostrando a dura realidade existente no Brasil. E mesmo num sitio rodeado de violência o realizador mostra de como há pessoas que coseguem desvincular dela. O filme recebeu muitos prémios e recebeu várias nomeações para os oscars. Com um orçamento de 8.5 milhões de reais teve um encaixe de 28.8 milhões de dólares.

29 - Eyes Wide Shut (1999) - De Olhos Bem Fechados
IMDB Ranking - 7.2
Um dos filmes de Kubrick com menos concesso, é curiosamente um dos meus filmes preferidos deste realizador, que após a montagem do filme morreu. Penso que é dos filme que melhor representa uma crise entre um casal, a historia anda sobre uma revelação que a mulher (Nicole Kidman) faz ao seu marido sobre uma possível infidelidade, ele (Tom Cruise) fica um pouco desorientado e evolve-se com uma prostituta e mais tarde com uma espécie de maçonaria. A cena da mansão com a orgia e musica é uma das cenas mais conhecidas e brilhantes no cinema que causou muita polémica e recebeu uma censura onde 60 segundos de filme foram alterados digitalmente para minimizar o impacto nas plateias norte-americanas. Todas as criticas presentes no filme são direccionadas ao público estadunidense, que ironicamente, foi o único a alterar o material original. No filme, Kubrick afirma, que esta sociedade está de "olhos bem fechados", mais preocupada com tabus e falsos moralismos do que para a natureza da sexualidade propriamente dita. Com um orçamento de 65 milhões de dólares, obteve um encaixe de 160.6 milhões.