1 de novembro de 2009

City of Life and Death - Nánjing! Nánjing

Filme chinês de 2009 com o nome original de Nánjing! Nánjing!, que foi o vencedor da concha de ouro no festival de cinema de San Sebastian deste ano.

A historia passa-se na II Guerra Mundial, na cidade de Nankín, quando os japoneses invadiram essa cidade chinesa. O filmes mostra a crueldade dos soldados japoneses perante os soldados e a população civil. Desde a matança sem piedade a todos os soldados, até às inúmeras violações e crimes de diversa ordem praticadas à população civil.

O filme é bastante duro, está em preto e branco para que o espectador não tenha que assistir a todo o sangue derramado no filme. O realizador não evita em nenhum momento mostrar toda a crueldade e estupidez humana. É sem duvida um dos filmes mais duros que vi ultimamente.

O filme que estreou na China em Abril, foi controverso pois mostra um sargento japonês bondoso e até um pouco ingénuo. Uma das falhas te dou a este filme é o facto de não mostrar um acontecimento que se procedeu antes de todo o massacre. O general chinês mandou destruir todas as estradas e pontes que davam acesso à cidade, ficando a população civil encurralada. Mas num país como a China introduzir este capitulo seria seguramente censurado pelo governo.

Melhores Filmes Históricos

Dou-lhe um 7/10, pois considero o filme bastante bom, mostrando sem medos toda a crueldade do após invasão por parte dos japoneses, o desespero dos civis. Dificilmente este filme terá estreia em Portugal ou no Brasil, irá na melhor das hipóteses para o vídeo clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário