18 de janeiro de 2011

The Misfortunates (2009) - Filme Belga

Hoje apetece-me falar de um filme tipicamente europeu, independente que passou quase despercebido no circuito de festivais. The Misfortunates (2009), é um filme belga mas totalmente falado em Neerlandês, com o titulo original de De Helaasheid der Dingen. Realizado por Felix Van Groeningen.

A historia é sobre Gunther Strobbe, um rapaz de 13 anos que vive numa casa com a sua avó, o seu pai e os seus 3 tios numa zona flamenga. A família Strobbe é uma família marginal, são grandes consumidores de álcool, seduzem qualquer mulher, são machistas, violentos e preguiçosos. Mas tudo isto muda quando uma assistente social visita a casa e verifica as más condições nas que vive o pequeno Gunther.

O filme conseguiu ter sucesso na Bélgica e Holanda e foi a candidatura belga para o oscar de filme estrangeiro. Tem uma mistura de drama familiar com uma comédia ao género de Transpotting (1996). De um lado dá-nos os problemas sociais de um jovem, a construção dos seus valores e princípios e por outro lado a loucura, amizade e companheirismo da sua família.

Dou-lhe um 6/10 é um filme interessante, embora que por vezes caía no exagero em algumas situações. O filme começa bem com várias cenas cómicas mas aos poucas nota-se uma maior vertente dramática e até politicamente correcta. Só para quem gosta de cinema independente europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário