27 de julho de 2011

Mistérios de Lisboa (2010)

Já algum tempo que não via um filme português e estava com muita vontade de ver Mistérios de Lisboa (2010) de Raúl Ruiz, mesmo que a sua duração passe as 4 horas. O filme foi baseado no livro com o mesmo nome de Camilo Castelo Branco, escrito em 1854. O filme foi divido em duas partes e contou com vários atores conhecidos tanto portugueses como franceses.

A historia passa-se em Portugal no século XIX, João uma criança de 12 anos vive num orfanato. Não sabe quem são os seus pais e o padre Dinis é o seu protetor, até ao dia em após uma luta com uma criança mais velha fica doente e é então que conhece a sua mãe, uma condessa. Aos poucos vai conhecendo o seu passado e o passado da sua mãe, assim como um leque de personagens que os rodeiam.

Dou-lhe um 7/10, eu pessoalmente viajei até ao século XIX e foi magnifico visitar os palácios, florestas e vilas, a caracterização da época, a fotografia, o guarda-roupa e até o português utilizado na altura estão excelentes. Logicamente que me pareceu demasiado longa a duração do filme, acho que se podia retirar tranquilamente uma hora. Gostei sobretudo da primeira parte. Um filme que merece ver visto.

Sem comentários:

Enviar um comentário