25 de janeiro de 2012

50º Aniversário de Lawrence da Arábia

Lawrence da Arábia (1962) é sem sobra de duvidas um dos filmes mais impactantes e influentes na historia de cinema. Uma super produção baseada na vida de T. E. Lawrence e no seu livro autobiográfico. Foi dirigida por David Lean, um dos maiores cineastas britânicos, com trabalhos como Brief Encounter (1945), The Bridge on the River Kwai (1957) ou Doctor Zhivago (1965).

A historia passa-se em plena I Guerra Mundial, onde um jovem tenente britânico, Lawrence(Peter O'Toole) encontra-se estacionado no Cairo e pede transferência para a península arábia, onde será o oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exercito britânico. Lawrence, admirador do deserto e do estilo de vida dos seus habitantes, lutará com estes contra os turcos.

Dou-lhe um 7/10, um dos filmes com melhor fotografia de sempre, é obrigatório vê-lo no cinema pois é grandioso ver a magnifica fotografia de deserto com a banda sonora. Excelente interpretações de Peter O'Toole e Omar Sharif. Filme que dominou os principais prémios do seu ano e que influenciou novos cineastas. Talvez a nota que lhe dou é baixa mas 216 minutos parece-me exagerada, alguns momentos são aborrecidos.

1 comentário:

  1. Parece que é obrigatorio gostar deste filme, eu sinceramente não gostei e concordo ctg é muito longo com menos 50 minutos estava bem melhor.

    Dinis Moreira

    ResponderEliminar