Lawrence da Arábia (1962) é sem sobra de duvidas um dos filmes mais impactantes e influentes na historia de cinema. Uma super produção baseada na vida de T. E. Lawrence e no seu livro autobiográfico. Foi dirigida por David Lean, um dos maiores cineastas britânicos, com trabalhos como Brief Encounter (1945), The Bridge on the River Kwai (1957) ou Doctor Zhivago (1965).A historia passa-se em plena I Guerra Mundial, onde um jovem tenente britânico, Lawrence(Peter O'Toole) encontra-se estacionado no Cairo e pede transferência para a península arábia, onde será o oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exercito britânico. Lawrence, admirador do deserto e do estilo de vida dos seus habitantes, lutará com estes contra os turcos.
Dou-lhe um 7/10, um dos filmes com melhor fotografia de sempre, é obrigatório vê-lo no cinema pois é grandioso ver a magnifica fotografia de deserto com a banda sonora. Excelente interpretações de Peter O'Toole e Omar Sharif. Filme que dominou os principais prémios do seu ano e que influenciou novos cineastas. Talvez a nota que lhe dou é baixa mas 216 minutos parece-me exagerada, alguns momentos são aborrecidos.
Parece que é obrigatorio gostar deste filme, eu sinceramente não gostei e concordo ctg é muito longo com menos 50 minutos estava bem melhor.
ResponderEliminarDinis Moreira