20 de março de 2012

Umberto D (1952) de Vittorio De Sica

Faz este ano o seu 60º aniversario Umberto D (1952) um dos filmes mais representativos do período neo realista italiano, para mim uma das épocas mais importantes e interessantes da historia do cinema, como já referi aqui por inúmeras vezes. Dirigido por Vittorio De Sica, um dos cineasta italianos mais importantes de sempre, com filmes como Ladrões de Bicicletas (1948), Ontem, Hoje e Amanhã (1963) ou O Jardim dos Finzi-Contini (1971).

A historia passa-se em Italia no pós guerra, Umberto Domenico Ferrari um reformado da função publica que vive com o seu cão e com uma pequena pensão que não lhe é suficiente para os seus gastos pessoais. Vive num quarto alugado numa casa onde a dona da casa o ameaça constantemente em expulsa-lo por falta de pagamento. Umberto não tem família e a sua única amiga é a criada da casa que lhe dá comida às escondidas.

Dou-lhe um 7/10, é um filme bastante duro e triste, mas um retrato da sociedade que se mantém bastante atual, principalmente dos idosos, das suas dificuldades financeiras e sobretudo da sua solidão, Umberto não tinha praticamente nada que se preocupasse com ele, via-se como um estorvo para a sociedade. Um dos filmes mais importantes de Vittorio De Sica, mas longe da sua obra prima Ladrões de Bicicletas (1948).

1 comentário:

  1. É um bom filme mas eu achei um pouco lento. Ver velho é mesmo ruim gonga :)

    Emerson

    ResponderEliminar