23 de abril de 2012

Blade Runner(1982) de Ridley Scott

É curioso mas alguns filmes só conseguem ser realmente reconhecidos alguns anos depois das suas estreias, é o caso Blade Runner (1982), que cobre este ano o seu 30º aniversário, que teve uma estreia dececionante e só anos mais tarde é que o filme consegui-o o estatuto de filme de culto e clássico do cinema. Dirigido por Ridley Scott, um cineasta inconstante mas com um punhado de grandes filmes no seu curriculum.

A historia passa-se em 2019 em Los Angeles, quando a humanidade inicia acolonização espacial e cria seres geneticamente alterados para fazerem as tarefas pesadas nas novas colónias. Assim são criados os Nexus-6, idênticos aos seres humanos, mas mais fortes agressivos e com uma duração de apenas 4 anos. Após um motim os Nexus-6 voltam a terra e será Deckard(Harrison Ford) que irá tentar caçar estas maquinas.

Dou-lhe um 8/10, para mim é um dos melhores filmes de fiçao cientifica. Adorei como R. Scott mos mostra o planeta terra meio caótico e a duvida de quem era ou não um clone, sobretudo aqui os clones têm sentimentos algo a partir daqui que será utilizado várias vezes no cinema. Um dos filmes mais influentes no género de fiçao cientifica que merece totalmente o estatuto de culto que possui.

2 comentários:

  1. Sem duvida uma joia do cinema, na latura parece que Harrison ford nao se levou muito bem com R. Scoot.

    emerson

    ResponderEliminar
  2. É efectivamente um grande filme, com ideias muito influentes no que respeita ao look e narrativa dos filmes sci-fi. Cumprimentos

    http://onarradorsubjectivo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar