11 de abril de 2012

Monsieur Lazhar (2011) - Filme Canadiano

A maioria dos filmes Canadianos que vejo são da província de Quebec, tais como Trotsky (2010) ou Incendies (2010), será por coincidencia ou será mesmo porque Quebec é a zona mais cinematografica do país. Monsieur Lazhar (2011) foi dirigida por Philippe Falardeau, e foi nomeada para o oscar de melhor filme estrangeiro.

A historia passa-se em Montreal numa escola primaria, onde uma professora se decide suicidar na sua sala de aulas. Bachir Lazhar (Mohamed Saïd Fellag), um refugiado argelino vai à escola oferecendo-se para substituir a professora. Por falta de professores a diretora da escola aceita a oferta de Bachir, e este vai ganhando aos poucos a confiança das crianças.

Dou-lhe um 7/10, é um filme bastante interessante, que nos dá uma imagem fiel das educação na sociedade ocidental atual. Engraçado é ver Bachir um homem que vem de um país violento e que vê as coisas com outros olhos. Boa interpretação do ator principal, assim como das crianças da aula. Vale a pena visualiza-lo, pois é um drama mas em nenhum momento caí em sentimentalismos baratos.

Sem comentários:

Enviar um comentário