19 de abril de 2012

Último Tango em Paris (1972)

Faz este ano o seu 40º aniversário Último Tango em Paris (1972), certamente o filme mais polémico desse ano, mas também o mais influente pelo teor erótico que até então não se tinha visto no cinema. Bernardo Bertolucci viu o seu filme censurado em alguns países, em outros algumas cenas foram cortados mas o sucesso de bilheteiras foi tremendo. Mais tarde Maria Schneider, a atriz que que se despia integralmente no filme revelou arrependimento em ter aceite o papel.

A historia passa-se em Paris, onde Paul (Marlon Brando) um homem americano de meia idade procura um apartamento para alugar após o suicídio da sua esposa. No apartamento encontra a Jeanne (Maria Schneider), uma jovem parisiense que também está interessado no apartamento. Os dois começam logo a ter relações no apartamento e combinam que não dirão informações sobre os seus passados ou sobre a vida atual.

Dou-lhe um 5/10, é interessante ver a evolução sexual de Jeanne ou ver como Bertolucci mostra um Paris pouco turístico e pouco agradável. Mais ver o filme em 2012 não tem o mesmo impacto que teve seguramente à 40 anos. Historia vulgar e banal, aborrecida e lenta. Um classico com momentos interessantes mas que com o tempo não melhora (ao contrario de um bom vinho).

3 comentários:

  1. Aborrecida, aborrecida, aborrecida...

    Imagino cuando iban nuestros padres a verla a Biarritz... que chungo debía estar el panorama, jugartela en la frontera en pleno franquismo para ver este bodrio. Los primeros que fueron a verla no tuvieron la vergüenza de deci: "No vayais, no merece la pena".

    La vi grabada en video a escondidas cuando era adolescente y dije:"¿¿¿¿PARA ESTO TANTO MISTERIO?????

    Un mito sin merecimiento, simplemente por la escena de la mantequilla, donde esta lo mejor de la película, no la escena en si, que no tiene nada, sino lo que le dice él a ella mientras... "santa familia..."

    Ghetto defendant

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto, mas concordo que se arrasta um pouco aqui e ali. Não deixa de ser um filme belo, com grande fotografia e algumas cenas míticas. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Acredite, ainda não assisti este filme.

    Abraço

    ResponderEliminar