30 de junho de 2012

Lágrimas e Suspiros (pt) - Gritos e Sussurros (br)

Viskningar och rop (1972) de Ingmar Bergman, cumpre este ano o seu 40º aniversário, e é para muitos como um dos melhores trabalhos do famoso cineasta sueco. Venceu vários prémios, com realce para Oscar de melhor fotografia. Quando parecia que tinha feitos as pazes com Bergman com Fanny e Alexander (1982), eis que voltei a não gostar de um filme seu.

A historia é sobre quatro mulheres, duas irmãs, Karin (Ingrid Thulin) e Maria (Liv Ullmann), cuidam da sua outra irmã doente e em fase terminal de cancro, Agnes (Harriet Andersson). Além disso contam com a ajuda de Anna (Kari Sylwan), uma criada muito fiel à doente que tem uma relação de bastante proximidade com a dona da casa.

Dou-lhe um 5/10, a fotografia do filme é sem duvida um dos seus pontos mais fortes, Bergman utiliza o vermelho e contrasta-o com o vestuário utilizado pelas mulheres, as interpretações das atrizes é excelente. Mas este é o típico filme de Bergman com uma historia lenta, personagens depressivos e rancorosos. Não consigo apreciar este cineasta, talvez isso se deva a que eu tenho uma visão e perspetiva da vida e do cinema bem diferente da dele.

1 comentário:

  1. Por favor não se torture mais com Bergman, ele é ruim demais.

    Emerson

    ResponderEliminar