24 de junho de 2012

O Eclipse (1962) de Michelangelo Antonioni

Eu e o cineasta italiano Michelangelo Antonioni não encaixamos, não vale a pena tentar mais, é escusado. L'eclisse (1962), que cumpre este ano o seu 50º aniversário, é o terceiro filme que vejo seu e é também curiosamente o fim de uma trilogia que começou em A Aventura (1960) e depois veio A Noite (1962). Ainda assim este italiano é considerado por muitos como um dos melhores cineastas do século passado sendo esta trilogia como uma autentica obra prima.

A historia passa-se em Roma e é sobre uma bela e jovem mulher Vittoria (Monica Vitti), que termina uma relação com o seu namorado Riccardo (Francisco Rabal). Decide refazer a sua vida, um dia quando tenta falar com a sua mãe conhece a Piero (Alain Delon), ao principio não acontece nada mas aos poucos os dois apaixonam-se mas têm problemas de comunicação.

Dou-lhe um 3/10, ultimamente foi dos filmes mais aborrecidos que vi, foi realmente penoso ver a lentidão como se desenrolava a historia, cheguei mesmo a ponderar deixar de ver este filme. A ideia do cineasta era transmitir os problemas de comunicação da sociedade moderna, penso que conseguiu o seu objetivo pois tive bastantes problemas em entender o seu conteúdo e finalidade.

1 comentário:

  1. Ja tentei ver este filme umas quantas vezes mas adormeço sempre.....

    Rute

    ResponderEliminar