5 de junho de 2012

Tootsie (1982) de Sydney Pollack

Faz este ano o seu 30º aniversário Tootsie (1982), um dos filmes mais famosos do cineasta Sydney Pollack, que fez trabalhos como Out of Africa (1985), Havana (1990) ou Michael Clayton (2007). O filme recebeu várias nomeações e prémios e teve bastante influencia nas comédias sobre mudança de sexo, personalidade, classe social etc. Dustin Hoffman e Jessica Lange são os atores principal sendo que Lange ganhou o oscar para melhor atriz secundaria.

A historia é sobre Michael Dorsey um ator que procura desesperadamente um trabalho e então decide vestir-se de mulher e fazer um casting para uma telenovela. Consegue o papel e começa a obter bastante sucesso. Porém manter a farsa fica cada vez mais complicado, sobretudo quando se apaixona por Julie.

Dou-lhe um 6/10, uma comédia divertida onde um homem tem de entrar no papel de uma mulher. Boas interpretações de Hoffman e Lange que despertam gargalhadas frequentemente, sobretudo pelos diálogos bem escritos. Contudo parece-me uma comédia banal, pouco original e demasiado previsível.

2 comentários:

  1. Dentro desde genero há melhores. Concordo.

    Samy

    ResponderEliminar
  2. O problema de assistir este filme nos dias de hoje é comparar com diversos outros filmes com temáticas parecidas que foram produzidos depois.

    Na época do lançamento o filme fez sucesso em parte por ser original, mesmo que utilizasse um pouco da ideia de "Some Like is Hot" de Billy Wilder.

    Abraço

    ResponderEliminar