24 de julho de 2012

O Homem que Matou Liberty Valance (1962)

Quando à precisamente 50 anos o cineasta John Ford decide dirigir um western a preto e branco os estúdios previram o pior, mas Ford convidou para o elenco nomes como John Wayne, James Stewart, Lee Marvin, Vera Miles e Lee Van Cleef e juntou um argumento muito bem elaborado e o resultado foi um dos western's mais aclamados da historia do cinema, um clássico do cinema várias vezes referenciado por outros filmes.

A historia começa com a chegada de um senador dos Estados Unidos e a sua mulher a uma pequena cidade do oeste. Os dois vêem assistir a um funeral de um amigo, mas à chegada da cidade são abordados pelos jornalistas locais sobre a sua inesperada visita. Então o senador, Ransom Stoddard (James Stewart), decide contar aos jornalistas o porquê da sua visita e a verdadeira historia sobre ele e Tom Doniphon (James Stewart), o defunto.

Dou-lhe um 8/10, é para mim um dos melhores western da historia de cinema, o argumento é realmente emocionante, de um lado temos um politico que acredita na lei (James Stewart) mas que fica famoso por ter matado o bandido, Liberty Valance, e por outro temos um pistoleiro (John Wayne) que salva a vida ao politico mas acaba pobre e sem reconhecimento. Um filme imprescindível para qualquer cinéfilo e certamente o melhor trabalho de John Ford.

1 comentário:

  1. Um dos grandes clássicos do gênero e um dos melhores de John Ford.

    O elenco é ótimo, inclusive o assustador Lee Marvin.

    Abraço

    ResponderEliminar