5 de setembro de 2012

The Crying Game (1992) - Jogo de Lágrimas

Faz este ano o seu 20º aniversário um dos filmes independentes mais importantes da historia do cinema, The Crying Game (1992) que teve o nome estranho no Brasil de Traídos pelo Desejo. Foi dirigido por Neil Jordan que até então era um quase desconhecido do publico em geral, desde então fez alguns filmes como Entrevista com o vampiro (1994) ou Breakfast on Pluto (2005). O filme ganhou imensos prémios e foi indicado para 6 oscars sendo hoje considerado como filme de culto.

A historia é sobre Fergus (Stephen Rea) um voluntário do IRA que junto com outros companheiros terroristas sequestram um soldado britanico negro, Jody (Forest Whitaker). Pedem um reagate por ele caso contrario Jody será executado em três dias. Fergus fica encarregado de o guardar e aos poucos cria uma amizade com o prisioneiro. Após a morte de Jody, Fergus decide visitar a namorada de Jody.

Dou um 7/10, um filme cheio de surpresas e voltas de guião que não deixa de surpreender o espetador não só pela qualidade de argumento como nos pontos sensíveis que toca como a homossexualidade, o terrorismo, racismo e o amor. Filme imprescindível para qualquer cinéfilo e certamente um dos melhores de 1992. Um filme que marcou o cinema independente.

2 comentários:

  1. Pelicula sensacional que trata temas muy complejos con mucha sensibilidad, y lo hizo en 1992. No debemos olvidar la perspectiva, lo que conocemos hoy en día respecto a irlanda y los avances que se han dado en las sociedades occidentales con respecto a la identidad sexual. Es una pelicula casi visionaria, sin olvidar que es irlandesa, sociedad que aun hoy es muy conservadora, y mucho más entonces, cuando yo la conoci.
    Imprescindible.

    Ghetto defendant

    ResponderEliminar
  2. É um grande filme, que foca primeiro na questão política do terrorismo e na segunda parte se transforma quase numa história de amor obsessivo.

    O tal de Jaye Davidson acabou sumindo, não conseguiu fazer carreira.

    Abraço

    ResponderEliminar