1 de setembro de 2012

The Hunger Games (2012)

Tinha medo que este filme fosse mais uma adaptação literária do género Harry Potter ou Twilight, ou seja, mais um filme adolescentes. Contudo, devo dizer que fiquei positivamente surpreendido com Os Jogos da Fome em Portugal e Jogos Vorazes no Brasil. Baseado no livro de Suzanne Colins e dirigido por Gary Ross, que fez Pleasantville (1998) e Seabiscuit (2003). O filme foi um verdadeiro blockbuster com um orçamento de 78 milhões de dólares obteve uma receita de mais de 600 milhões.

A historia passa-se numa nação pós-apocalíptica, chamada Panem, constituída por 12 distritos. Anualmente dois jovens de cada distritos são enviados para competir nos jogos da fome, um reality show muito popular na nação, onde só pode haver um sobrevivente. Katniss (Jennifer Lawrence) decide ocupar o lugar da sua irmã mais nova que teve o azar de ser sorteada para os jogos.

Dou-lhe um 7/10, a primeira hora é realmente boa com uma excelente apresentação da situação do país e das principais personagens, com algumas semelhanças à obra de Orwell 1984. A segunda hora ganha em bons momentos de ação mas perde a oportunidade de fazer uma critica à sociedade preferindo envolver a típica historia romântica. Ainda assim entretém e é recomendável.

1 comentário:

  1. Nao sabia que vias cinema tao comercial. boa critica fiquei com vonta de confirmar.

    Xavier

    ResponderEliminar