5 de outubro de 2012

I Am a Fugitive from a Chain Gang (1932) - O Fugitivo

Não é nada normal que um filme dos anos 30 aborde temas sociais, a grande maioria dos filmes desses anos eram comédias românticas com o único objetivo de entreter o publico. I Am a Fugitive from a Chain Gang (1932), é claramente diferente, um clássico que cumpre este ano o seu 80 aniversário, dirigido por Mervyn LeRoy que fez obras como A Ponte de Waterloo(1940) ou Quo Vadis?(1951).

A historia é baseada na auto biografia de Richard E. Burns. Após o fim da I Guerra Mundial James Allen (Paul Muni) volta a casa e decide procurar o seu sonho de trabalhar em obras publicas, mas as coisas correm mal e acaba como vagabundo sem dinheiro. Após um assalto, em que só assiste sem tomar parte, é condenado a 10 anos de prisão no sul dos Estados Unidos.

Dou um 7/10, filme social que faz uma enorme critica as prisões dos Estados Unidos e a falta de condições humanas em que se encontram os presos. O filme marca um género, o 1º filme sobre uma fuga da prisão. É
certamente um dos filmes mais importantes no início da década de 30 e um dos pioneiros no cinema social. Algumas das cenas e frases são referências no cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário