2 de dezembro de 2012

Melhores Filmes de 1962‏

Estamos num ano onde as megas produções dos estúdios reinavam, enquanto na Europa era o tempo da Nouvelle Vague. Lawrence of Arabia foi o grande vencedor dos oscars, além disso foi o filme mais visto desse ano. OPagador de Promessas, filme brasileiro venceu em Cannes.

Eis a minha lista:
um excelente filme que dá uma amostra da intolerância da igreja pelas outras crenças, isto num país tão multi cultural como o Brasil e ainda mais na cidade de Salvador. O comportamento da sociedade também é retrato.

2 - O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
transmite uma crescente tensão entre as duas magnificas actrizes. Um argumento bem elaborado que aborda um tema bastante interessante sobre as crianças prodígios que são o centro das atenções quando pequenos mas quando adultos são esquecidos e surgem então os problemas psicológicos adjacentes.

3 - O Homem que Matou Liberty Valance
o argumento é realmente emocionante, de um lado temos um politico que acredita na lei (James Stewart) mas que fica famoso por ter matado o bandido, Liberty Valance, e por outro temos um pistoleiro (John Wayne) que salva a vida ao politico mas acaba pobre e sem reconhecimento.

um dos filmes com melhor fotografia de sempre, é obrigatório vê-lo no cinema pois é grandioso ver a magnifica fotografia de deserto com a banda sonora. Excelente interpretações de Peter O'Toole e Omar Sharif. Filme que dominou os principais prémios do seu ano e que influenciou novos cineastas.

5 - Lolita
O filme tem muitas diferenças em relação ao livro, e obviamente que a censura a que foi submetido também não ajudou ao trabalho de Kubrick. Ainda assim, é um filme muito interessante sobretudo pelas personagens de Mason e Lyon e logicamente toda a pecaminosa historia magnificamente dirigida por Kubrick.

Dos filmes que melhor retrata os tempos de infância e a visão dos filhos para com o seu pai, além de respeito há também muita admiração e ternura. Boa fotografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário