27 de março de 2013

Além das Montanhas (2012) - Filme Romeno


Sempre que tenho oportunidade vejo algum filme romeno, obviamente que nem todos os filmes são bons e recentemente até já tive várias deceções. Behind the Hills (2012) é o ultimo filme do famoso diretor romeno, Cristian Mungiu,  ganhador de um oscar pelo maravilhoso filme 4 meses 3 semanas 2 dias (2007). O filme venceu o prémio de melhor argumento em Cannes.

A historia passa-se da profunda Roménia, numa espécie de igreja/mosteiro, onde um padre e umas 10 freiras vivem em profunda devoção. Umas delas, Voichiţa (Cosmina Stratan),  recebe uma visita, uma amiga de longa data com a qual teve uma relação amorosa, que vem da Alemanha para leva-la. Contudo esta choca por completo com a situação em que se contra a sua amiga.

Dou um 6/10, o filme é baseado numa historia verídica e sinceramente espera bem mais dele. Acho que o argumento é bastante interessante mas não para fazer quase 150 minutos de filme, em alguns momentos achei-o lento e aborrecido. Contudo, em geral é um bom trabalho do cineasta, quase parece uma reposição dos acontecimentos ou uma espécie de documentario. Recomendável só para fãs de cinema romeno.

Sem comentários:

Enviar um comentário