16 de julho de 2009

O Sabor das Cerejas (1997) - Ta'm Guilass

Este filme Iraniano de 1997, ta'm guilass em original, vencedor da palma de ouro de cannes é o bom exemplo de como se pode fazer um bom filme com um orçamento baixo, o realizador Abbas Kiarostami utilizou actores não profissionais que têm uma excelente actuação.

A historia é a seguinte, um homem de meia idade quer suicidar-se e percorre com o seu carro pelas colinas poeirentas dos subúrbios de Teerão desesperado por algo que nunca se chega a saber, tomou a decisão e busca ansiosamente um mínimo de complicidade em alguém que o queira enterrar depois. Tenta convencer um pobre sucateiro, a um jovem soldado curdo, a um vigilante afegão, a um estudante de teologia islâmica e a um honesto taxidermista turco.

O filme vale mesmo a pena ver, a maneira como o realizador mistura com a ansiedade do homem, a paisagem homogénea da região e a banda sonora ou os silêncios escolhidos são perfeitos, fazendo pensar que estamos perante uma obra europeia. O filme fala da opção que qualquer homem tem de matar-se e as pequenas coisas aparentemente sem valor que a vida nós oferece.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 8/10, e devo confessar que fiquei curioso sobre o cinema iraniano, irei procurar mais sobre o tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário