19 de julho de 2009

Jean de Florette e a Vingança de Manon

Jean de Florette e Manon des Sources (Vingança de Manon) são dois filmes realizados por Claude Berri em 1986. Estão baseados no livro de Marcel Pagnol. Estes dois filmes são considerados por muitos críticos como os melhores filmes franceses de todos os tempos. A Vingança de Manon é a continuação de Jean de Florette, os dois filmes foram rodados na mesma altura por um período de 7 meses.

Estes dois filmes são os melhores do realizador e demonstram a força do cinema francês desde há gerações. Jean de Florette passa-se numa zona rural em França em meados de 1920, onde um jovem tem um sonho, ganhar dinheiro através da plantação de cravos, mas a sua terra não é fértil e tenta comprar o terreno de um vizinho, as coisas complicam-se e o vizinho morre e chega o herdeiro do terreno que decide deixar a cidade e viver no campo e assim torna-se um obstáculo para o agricultor de cravos e para o seu tio que irão fazer de tudo para desencorajar o novo proprietario. A segunda parte do filme A Vingança de Manon, conta a historia da filha do novo herdeiro do terreno que tenta vingar todo o mal que fizeram ao seu pai.

Melhores Filmes de Drama

Aconselho vivamente a ver estes dois filmes, são um bom exemplo da sociedade rural nos inicio do século passado, com condimentos como o orgulho, o ódio, a avareza e a vingança misturadas numa aldeia perdida no sul de França, onde o bem mais importante é a agua. As interpretações de Yves Montand, Gerard Depardieu e Daniel Auteuil são excelentes. A banda sonora enquadra-se perfeitamente nas bonitas paisagens da região, assim como nos diferentes momentos do filme. Dou um 8/10 aos dois filmes, embora o segunda esteja um pouco melhor. Os dois filmes receberam vários prémios internacional e foram muito bem recebidos pelo público.

Aqui vós deixo o trailer dos dois filmes:



Sem comentários:

Enviar um comentário