4 de novembro de 2009

Duel (1972) - Assassino Pelas Costas de Spielberg

Este clássico que vós trago hoje, foi dos primeiros filmes de Steven Spielberg, Duel de 1972 teve o nome em Portugal de Assassino Pelas Costas e no Brasil Encurralado. Foi originalmente realizado para a televisão, mas a sua boa aceitação fez com que chegasse às salas de cinema. As filmagens só duraram 13 dias.

A historia é sobre um pacato homem de família que tem de fazer uma viagem de carro pelo interior da Califórnia, aí é perseguido por um condutor de um camião enorme, o que ao principio parece uma brincadeira torna-se numa perseguição de vida ou morte.

O filme está muito bem filmado, com excelentes planos desde as duas viaturas, dando ao espectador uma sensação de claustrofobia e adrenalina, parece incrível que um filme de 1972 tenha uma qualidade de imagem tão boa.

Contudo há também alguns aspectos negativos no filme, alguns clichés habituais neste género de filmes, como o radiador danificar-se quando o carro está numa subida a ganhar distancia ao camião. Mas em geral vale a pena ver os primeiros passos do realizador, dou-lhe um 7/10.

Melhores Filmes de Acção

Poucos anos depois Spielberg teve o seu primeiro grande sucesso de bilheteiras com O Tubarão, um filme também de suspense, sendo hoje um dos melhores realizadores da historia do cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário