31 de janeiro de 2010

Um Homem Sério (2009) dos Irmãos Coen

Aí está o novo filme dos irmãos Joel e Ethan Coen, Serious Man é o últimos trabalho deles. Eles que realizaram filmes como Fargo (1996), The Big Lebowski (1998) ou Este País não é para Velhos (2007). Com este curriculum não é de estranhar que exista sempre uma grande expectativa quando eles decidem lançar mais um filme. Devo dizer que gosto do trabalho destes irmãos e que desejava ver este novo filme.

A historia é sobre Larry um professor universitario judeu que vive no típico bairro subornado americano. Larry tem uma família disfuncional, os seus filhos não lhe têm respeito, enquanto a sua filha lhe rouba para fazer uma cirurgia ao nariz o seu filho também lhe rouba para comprar marijuana, tem ainda um irmão que vive com ele por falta de recursos financeiros e como se não bastante a sua mulher quer o divorcio e vai morar para um motel. Com todos estes problemas encontra-se com duvidas espirituais e existencial, decide pedir conselhos a rabinos na tentativa de resolver os seus problemas e converter-se num homem devoto.

Os Coen tiveram alguma dificuldade em encontrar um estúdio que financia-se este filmes, mesmo depois de terem ganho o oscar para melhor filme (Este País não é para Velhos), o argumento não convenceu aos grandes estúdios e só conseguiram avançar com o filme através de estúdios mais pequenos. Após ver o filme entendi porque. O filme tem um argumento com bastante humor negro e ironia, mas a historia é seca e fria, sem grande emoção. Chega a ser irritante ver como tudo de mal acontece ao personagem principal.

Melhores Filmes de Comédia

Dou-lhe um 5/10, é de todos os filmes que vi dos Coen para mim o mais fraco, embora tenha da fotografia, da actuação da personagem principal (Michael Stuhlbarg) e de algumas cenas cómicas no filme, em geral o filme parece-me fraco, sem grande sentido e no final seguramente que saí-o da boca de muita gente a famosa frase "isto acaba assim". Ainda assim o filme está a fazer uma razoável bilheteira, com um orçamento de 7 milhões de dólares já passou os 10 milhões de dólares de encaixe e tudo aponta que irá dobrar o orçamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário