16 de abril de 2010

In the Loop (2009) - Comédia Britânica

Meus amigos, tem sido difícil conseguir tempo para ver cinema e escrever aqui, a verdade é que tenho tido pouco tempo para tudo o que quero fazer, para além do nascimento do meu filho tenho andado a mudar de casa, e fazendo algumas obras na casa nova, e tudo isso leva a que não possa fazer o que tanto gosto, ver cinema. Contudo recentemente consegui ver está comédia britânica de 2009 realizada por Armando Iannucci, In the Loop.

A historia acompanha um ministro britânico Simon Foster que numa entrevista a uma radio diz acidentalmente que uma guerra no Médio Oriente poderá ser iminente. Está afirmação é aproveitada pelo 1º ministro britânico e o presidente dos Estados Unidos para prepararem os jornalistas para a guerra. No entanto as constantes afirmações patéticas de Foster são usados pelos dois lados do atlântico para tentarem demonstrar os argumentos a favor e contra a guerra, nisto há também jogos de poder entre as administrações, fuga de informação, reuniões secretas, etc.

Para mim foi uma das melhores comédias que vi ultimamente, uma excelente sátira à politica actual, o filme mostra de uma forma exagerada e com um excelente argumento as manobras politicas que estão detrás de uma decisão já tomada. Há pormenores deliciosos, como a do idiota do ministro britânico que constantemente "mete agua", ou os jovens assessores que tentam por todos os meios satisfazer os desejos dos seus superiores na esperança de subir de posto. Uma das personagem mais engraçadas é a de James Gandolfini que faz o papel do típico general que longe dos palcos de guerra tenta convencer aos restantes que é ainda um mero soldado.

Melhores Filmes de Comédia

Dou-lhe um 7/10, embora o filme já seja comparado por alguns com Dr. Strangelove de Kubrick acho que é exagero, o filme é bom e tem um excelente argumento (que lhe valeu a nomeação para o oscar de melhor argumento adaptado) mas não é para tanto. Contudo é um filme que merece ser visto, uma das melhores sátiras politicas dos últimos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário