19 de abril de 2010

Smoke (1995) - Deixar de Fumar

Depois de fumar durante 13 anos já andava com vontade de deixar de fumar, decidi que o nascimento do meu filho seria uma boa data para deixar o vicio. E para comemorar o meu primeiro mês como não fumador, decidi trazer Smoke (1995) realizado por Wayne Wang e com Harvey Keitel.

A historia do filme é sobre Auggie (Harvey Keitel) que tem uma pequena tabacaria no centro de Brooklyn. O filme da-nos a conhecer a vida de Auggie, assim como de vários clientes que frequentam a loja dele. Um dos clientes é Paul Benjamin (William Hurt) que tenta recuperar da morte da sua mulher, que foi vitima de uma bala perdida após um assalto, outro é um jovem negro que tenta encontrar o seu pai que o abandonou quando era uma criança. Além da historia de outras personagens, há também Auggie que guarda no seu passado alguns segredos que não esta orgulhoso. Tudo isto se passa em volta da tabacaria.

Na verdade tenho pena de deixar de fumar, tenho pena que faça mal à saúde, porque para mim era um anti-estressante, fazer aquela pausa de 5 minutos para sair da rotina e viajar nos meus pensamentos. Em certos momentos o cigarro fazia todo o sentido, como beber um forte café, ver o por-do-sol, beber uma cerveja e discutir com outro amigo fumador, depois de fazer amor e tudo isto acompanhado por um cigarro. Tem sido para mim fácil deixar de fumar, sobretudo porque tinha muita vontade de deixar o vicio, queria que o meu filho nascesse em um ambiente sem fumo, e além disso eu cada vez sentia menos resistência e mais cansaço quando subia umas escadas ou fazia desporto.

Melhores Filmes de Comédia

Ao filme dou-lhe um 7/10, há pormenores deliciosos como o de Auggie tirar sempre uma foto à mesma rua às 8H00 durante anos, mas sobretudo o facto de um filme falar abertamente do prazer que é fumar, das relações e rotinas que se criam entre fumadores, tudo isto num mundo em que cada vez mais se proibe fumar e as comidas saudáveis e lights estão em todo o lado. Deixo aqui um momento do filme Blue in the Face (1995) que foi a continuação de Smoke (1995) em que Jim Jarmusch deixa de fumar e decide fumar o seu ultimo cigarro da tabacaria de Auggie (Harvey Keitel).

3 comentários:

  1. Joder tio, te acabas de señalar la prueba definitiva para ver si has dejado realmente de fumar. Te reto a que vuelvas a ver la película, y a ver si aguantas sin fumarte un cigarrito cuando termine (si no es antes!). Solamanete entonces podras alardear realmente de que eres un NO fumador. Vuelve a ver este peliculon, asi de paso le das el 8 mínimo que se merece, y si al final, mientras escuchas la ronca voz de Tom Waits consigues mantener limpios tus pulmones... solo entonces te convertiras en uno de esos gruñones que nos critican a los que fumamos en los bares.

    Ghetto Defendant

    ResponderEliminar
  2. Pero que dices, tu no eres fumador, más tu solamente fumas cuando estas pedo, pero bueno creo que conseguiría ver la peli sin fumar, pero seria como una tortura. La verdad es que no quiero volver a ser fumador,pero cuando saldré de juerga me daré la liberta de fumar unos cigarritos o mismo un porro.

    ResponderEliminar
  3. eso no vale!
    Bueno si vale, tu saldras de juerga cuando a Iker le salga pelo en el bigote...
    Ghetto defendant
    P.D yo no solo fumo cuando estoy pedo, fumo más cuando estoy en camino de estar pedo!

    ResponderEliminar