22 de abril de 2010

Ajami - Filme Israelita de 2009

Estava com vontade de ver Ajami (2009) filme realizado por Scandar Copti (um palestino que nasceu em Ajami) e Yaron Shani (um judeu israelita) que conta com actores não profissionais no elenco. O filme é falado tanto em árabe como em hebreu e foi nomeado para melhor filme estrangeiro por parte dos oscars.

O filme explora varias historias, onde aborda os diferentes confrontos que existem em Ajami, um bairro árabe que está dentro de Israel. O filme mostra a realidade das diferentes etnias que existem no bairro, desde um jovem árabe que deve dinheiro a um grupo de mafiosos, outro jovem árabe que esta em Israel e encontra-se em situação ilegal, um árabe que está prestes a casar com uma israelita, um policia israelita que vê o seu irmão a ser assassinado por árabes. Todas as historias se misturam ao final.

Embora o formato do filme não seja novo, o de ter varias historias e todas elas se cruzarem, o filme da-nos a conhecer uma realidade falada todos os dias pela televisão mas que nunca chegamos a conhecer a fundo o que se passa nessa região tão conturbada. O filme consegue transmitir uma imagem da região bastante imparcial, que por vezes até nos faz lembrar um documentario sobre a vida de um bairro Palestina em Israel.

Melhores filmes de Drama

Dou-lhe um 7/10 achei bastante interessante o filme e acho que vale a pena ver, contudo não é nada de novo do cinema, faz lembrar um pouco a Gomorra (2008) ou a Cidade de Deus (2002). Aqui deixo o trailer.

Sem comentários:

Enviar um comentário