4 de maio de 2010

Capitalismo Uma Historia de Amor (2009)

Devo confessar que sigo e gosto do trabalho do polémico cineasta Michael Moore, ele que fez documentarios como SiCKO (2007), Fahrenheit 9/11 (2004) ou Bowling for Columbine (2004). Desta vez Capitalism: A Love Story é o seu novo documentario que desta vez dá "porrada" no sistema capitalismo e na famosa crise financeira global.

A historia deste documentario é sobre o impacto desastroso que as grandes corporações têm na vida cotidiana dos cidadãos norte americanos. Aborda o tema de como a classe média esta em vias de desaparecer e como a diferença entre ricos e pobres é cada vez maior. O filme faz uma revisão à economia desde os tempos da pós II Guerra Mundial até aos nossos tempos, mostrado como as distintas administrações que passaram pela casa branca e como procederam em termos económicos e também como se chegou a este ponto de rotura financeira.

É claro que Michael Moore é um realizador bastante parcial nos seus documentarios, escolhendo a informação que melhor lhe convém para os seus objectivos, mas também não há duvidas que ele também consegue tocar nas feridas que o sistema tem. Neste trabalho aborda um tema bem mais geral que os seus outros trabalhos, mas consegue que não seja um documentario aborrecido, pelo contrario tem os habituais pontos cómicos de Moore e sobretudo fala de temas e situações que acontecem que são autênticos roubos à sociedade.

Dou-lhe um 7/10 e aconselho claramente a ver, a um ponto de achei genial foi a comparação da vida que temos hoje com aquela que os nossos pais tiveram nos anos 70/80, na verdade a situação financeira não melhorou, pelo contrario hoje ter um trabalho fixo é quase um milagre, existem imensas empresas que fazem contratos sem escrúpulos aos seus trabalhadores, cada vez mais os direitos dos trabalhadores diminuem e para conseguir ter uma casa há que ficar hipotecado durante 30/40 anos. Ou seja as coisas deveriam ter melhorado, mas não, cada vez estão piores mas Moore deixa também uma mensagem importante que as coisas estão a mudar como é o caso da eleição de Obama.

Sem comentários:

Enviar um comentário