7 de maio de 2010

A Noiva Estava de Luto (1967)

Andei à procura deste filme durante algum tempo, lembrou-me de ter visto este filme quando era miúdo e ficou-me gravado na memoria, contudo não conseguia encontrar-lo até que entrei num fórum de cinema e finalmente encontrei, La mariée était en noir em original e em português A Noiva Estava de Luto. Filme baseado no livro de William Irish com realização de François Truffaut.

A historia do filme é a seguinte, uma jovem e bela mulher está a beira de suicidar-se quando é salvada pela sua mãe, então decide que a melhor solução não é a morte mas sim a vingança de aqueles que lhe roubaram a felicidade. Julie começa a perseguir os homens que mataram o seu noivo à porta da igreja quando estes tinham saído da cerimonia. Ela tem a sua vingança bem planeada e ao longo do filme vê-mos como a morte do seu comprometido foi um estúpido acidente.

Esta historia faz claramente lembrar o filme de Tarantino Kill Bill, contudo o realizador americano disse que nunca tinha visto este filme. E na verdade o filme de Tarantino está melhor conseguido que este. Quando o filme sai-o para as salas de cinema em 1967 teve inúmeras criticas negativas até o próprio realizador chegou a admitir que ele próprio não gostava do filme. Mesmo assim o filme foi nomeado para os Globos de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 5/10, o filme tem uns quantos pormenores interessantes, sobretudo a ideia da vingança está bastante bem, mas falta-lhe um pouco de magia, de suspense, de adrenalina. É previsível em várias situações e vai perdendo força ao longo da historia.

Sem comentários:

Enviar um comentário