10 de maio de 2010

Aquário (2009) - Fish Tank

Fish Tank (2009) era um dos filmes que mais esperava ver de 2009, mas que só agora chegou às salas de cinema. Foi realizado por Andrea Arnold uma realizadora inglêsa ainda com poucos filmes na sua carreira e que tem um estilo muito parecido com o realizador Ken Loach. Fish Tank é um filme de baixo orçamento que tem sobretudo actores não conhecidos do publico.

A historia do filme é sobre Mia uma rapariga de 15 anos que vive com uma irmã mais pequena e com a sua mãe solteira, é uma família desestruturada que vivem em Inglaterra numa espécie de bairro social. Mia costuma andar sozinha, não tem amigos e não tem ninguém que lhe sirva como modelo, a sua mãe é alcoólica e não conhece o seu pai, além disso não gosta nem frequenta a escola. Um dia a sua mãe traz a casa um novo namorado Connor, que consegue ganhar a confiança de Mia que vê nele uma figura paternal. Aos poucos Connor é o equilíbrio que faltava a Mia, contudo a relação deles muda completamente.

O filme é bastante interessante, foi muito bem recebido pela critica especialista, esteve no festival de Cannes 2009 e recebeu o prémio do júri, recebeu também varias nomeações para os prémios da academia europeia de cinema. Katie Jarvis a jovem actriz que interpreta a Mia faz um excelente papel e é curioso que o filme não tem muitos diálogos mas em nenhum momento é aborrecido, às vezes não é preciso encher um argumento com diálogos desnecessários. Outro pormenor delicioso de Fish Tank é como o realizador nós consegue apresenta o bairro social, parece mesmo que estamos dentro de um.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 7/10, está bem perto do 8, embora o assunto não seja novo no cinema está muito bem feito, faz lembrar um pouco o premiado filme Precious (2009) embora com menos intensidade. Um filme a não perder e é claramente um dos melhores filmes europeus de 2009.


2 comentários:

  1. Me ha parecido muy buena esta pelicula, que tal y como señalas te sumerge sin pedirte permiso en la cruda realidad del barrio, te curte y endurece hasta el punto de que casi no te afecta la dureza y crudeza del drama familiar. Y encima lo hace a ritmo de hip hop y ska!
    Lo mejor de la pelicula , sin duda, la actriz. Katie Jarvis se sale, y creo sinceramente que estamos ante un pedazo de actriz. La prueba de fuego sin duda su proximo trabajo junto a la misma directora Andrea Arnold, llevaran a buen puerto, sin duda, la décima adaptación de Cumbres Borrascosas. Expectativas todas, ante la maestria demostrada por este tandem, para hacernos entrar a pelo en atmosferas densas y oscuras, sean estas estanques de agua o dulce o borrascosas cumbres.
    Ghetto Defendant

    ResponderEliminar
  2. sin duda Unai, me olvidei de comentar el ritmo de hip hop que es más un detalle que tiene esta peli y que lle queda muy buen.

    ResponderEliminar