13 de maio de 2010

Sud Express - Filme de 2005

Recentemente vi na televisão um filme em que o titulo chamou-me a atenção, Sud Express o famoso comboio que atravessa o norte da Península Ibérica, actualmente o seu percurso vai desde Lisboa até à cidade fronteiriça entre Espanha e França de Irun. O filme foi realizado por Chema de la Peña e Gabriel Velázquez com actores pouco conhecidos do publico.

O argumento do filme é um autentico cruzamento de historias em que o comboio Sud Express ou a linha que este utiliza estão presentes em todas as historias. Desde um imigrante angolano que vive em Lisboa e vai até França para fugir à policia. Antigos namorados que se revêm em Irun após 28 anos de separação. Um jovem de uma aldeia de Castilha que está em cadeira de rodas e que procura juntar assinaturas para que se construa um túnel que passe debaixo da linha do comboio. Ainda existem mais três historias todas elas relacionadas com o famoso comboio.

Devo dizer que sinto uma grande afinidade com este comboio, não só porque sou de Lisboa e neste momento vivo em Irun, mas também porque várias vezes apanhei este comboio, desde a minha primeira viagem pela Europa, até aos dias de hoje que às vezes apanho o comboio para ir ver as minhas raízes em Lisboa. É sem duvida um comboio já mítico com mais de um século de vida e com inúmeras historias. Eu próprio tenho umas quantas.

Dou-lhe um 7/10, possivelmente está nota deve-se à ligação afectiva que tenho com este comboio. Contudo nota-se que os realizadores conheciam bem o percurso, e as realidades que existem nas regiões onde passa o comboio. Alguns actores são não profissionais e estão muito bem. A utilização dos diferentes idiomas e sotaques que existem no percurso do comboio é também um pormenor interessante.

Por fim parece que o fututo desde comboio terá os dias contados, com o surgimento do TGV não irá fazer muito sentido continuar a manter esta linha. Além disso o comboio que actualmente faz o percurso é bastante velho, era anteriormente utilizado para fazer a ligação Lisboa-Guarda e após a surgimento do inter-cidades as velhas carruagem passaram a fazer a ligação Lisboa-Irun, o que o torna pouco comodo para viajar.

Para quem quer saber mais informação sobre a historia do Sud Express aqui deixo o link.

Sem comentários:

Enviar um comentário