19 de junho de 2010

Filmes de Culto - The Shining (1980)

Em 1980 sai para as salas de cinema The Shining, e para comemorar o seu 30º aniversário hoje irei falar um pouco sobre este filme de culto no cinema, realizado Stanley Kubrick, que fez filmes como Laranja Mecânica (1971) e Nascido Para Matar (1987). O filme contou com os actores Jack Nicholson, Shelley Duvall entre outros. Foi baseado no livro homónimo de Stephen King.

A historia é sobre um ex alcoólico que leva a sua família a viver num hotel, onde é contratado como vigilante numa altura do ano em que o hotel esta vazio. Aí Jack Torrance (Jack Nicholson) aproveita o sossego para poder escrever, mas aos poucos Jack começa a ter alucinações e revolta-se contra a sua própria família. Ele tem um filho pequeno que tem poderes, consegue prever ou rever acontecimentos.

Notável adaptação de um livro de Stephen King onde o realizador Kubrick faz um dos seus melhores trabalhos. O filme é tenebroso, inquietante e claustrofobico, Kubrick cria um ambiente de grande temor, com ângulos e ritmos das suas camaras que nos atraem ao medo. É sem dúvida um dos melhores filmes de terror de toda a historia de cinema e curiosamente foi o único filme de terror que fez o famoso realizador. Filme com orçamento de 22 milhões de dólares chegou aos 65 milhões de encaixe.

Melhores Filmes de Terror

Dou-lhe um 10/10 é sem duvida uma obra prima do cinema, um filme inesquecível que já forma parte da cultura popular. Existem inúmeras interpretações das varias cenas deste filme, Kubrick nunca quis desvelar o que lhe ia verdadeiramente na cabeça, deixando sempre uma nuvem de mistério no ar. Uma historia engraçada é que a famosa frase "Here's Johnny" não estava no guião foi inventado por Jack Nicholson.

Sem comentários:

Enviar um comentário