11 de julho de 2010

Filmes de Culto - Touro Enraivecido (1980)

Em 1980 sai para as salas de cinema Raging Bull, e para comemorar o seu 30º aniversário hoje irei falar um pouco sobre este filme de culto no cinema, realizado Martin Scorsese, que contou com os actores Robert De Niro, Joe Pesci e Cathy Moriartyn nos principais papeis. É um filme a preto e branco.

O filme é uma historia verídica, conta a vida pugilista Jake La Motta, que treina arduamente para chegar a ser o n.1 do mundo na categoria de pesos médios. Com a ajuda do seu irmão irá conseguir tornar o seu sonho realidade. Mas a fama e o sucesso só irão piorar a sua vida, o seu casamento vai de mal a pior, devido às suas constantes infidelidades com outras mulheres e aos seus ataques de ciumes, e também é pressionado pela máfia para planear combates. Após terminar a sua carreira, gasta todo o seu dinheiro e terá de recomeçar desde zero.

A interpretação de Robert De Niro no papel de Jake La Motta é considerado por muitos como das melhores actuações feitas no cinema, De Niro treinou durante um ano boxe com o próprio La Motta e engordou 27 quilos para o papel. Recebeu vários prémios incluído o oscar para melhor actor. O filme encontra-se em várias listas de critica especializada como dos melhores filmes de sempre.

Melhores Filmes Biográficos

Dou-lhe um 9/10 e é claramente um dos filmes mais emblemáticos da sétima arte, o filme recebeu vários prémios e foi nomeado a 8 oscars da academia e era claramente o favorito desse ano e aclamado pela critica como o melhor filme de ano, mas não ganhou o oscar para melhor filme porque pouco antes da cerimonia houve uma tentativa para matar o presidente dos Estados Unidos (Ronald Regan) e o homem que o tentou matar disse que se inspirou em Taxi Driver (1976) filme também realizado por Scorsese, por esse motivo Raging Bull não recebeu a estatueta mas ainda assim ficou para a historia como o melhor filme no ano, pois já ninguém se lembra do vencedor Gente Vulgar (1980).


Sem comentários:

Enviar um comentário