17 de julho de 2010

Mammoth (2009) de Lukas Moodysson

Um dos realizadores que me têm chamado a atenção ultimamente é Lukas Moodysson, um realizador sueco de 40 anos que em 1998 consegue dar nas vistas com Show Me Love (Fucking Åmål), em 2000 Together (Tillsammans) com boas criticas até que dá o salto a Hollywood e em 2009 faz Mammoth, um filme com orçamento já considerável mas que Lukas continua a falar sobre a família, a sua temática preferida.
A historia de Mammoth é a seguinte; um casal (Leo e Ellen) de classe media alta que vive em Nova Iorque, está totalmente imerso no seu trabalho e têm contratado uma babysitter filipina para que cuide da sua pequena filha. Nisto Leo que é dono de uma web de jogos tem de ir à Tailândia para assinar um contrato, mas as negociações complicam-se e ele tem de esperar que as negociações chegam a bom porto, enquanto espera envolve-se com uma prostituta local. Ellen por outro lado trabalha nas emergências de um hospital e vê pouco a sua filha e quando a vê sente a relação é cada vez mais distante. Nisto há também gloria a babysitter que tenta poupar dinheiro para enviar aos seus filhos nas filipinas.

O filme está cheiro de pormenores deliciosos, mostra bem as diferenças que existem entre o ocidente e o oriente e a globalização. Como por exemplo a falta de tempo que o casal ocidental tem para cuidar da filha e a falta de dinheiro que tem a filipina, que a obriga a deixar o seu país e deixar os seus pequenos filhos para cuidar de outros. A temática da prostituição turística e pedofilia é abordada também, de como os ocidentais se aproveitam na pobreza que existe no oriente. Contudo também tem alguns clichés; a mulher trabalhadora que grande sucesso no trabalho mas não em casa, o marido com bons principios mas que é infiel, ou a mulher ausente que "provoca" a morte de um filho.

Dou um 7/10 é um filme bastante engraçado, longe de ser uma obra prima, mas que merece a pena ver e pensar um pouco sobre o que o realizador quer transmitir. Sobretudo que as nossas acções têm sempre consequencias alheias, ou seja mais um filme sobre a globalização, mas atenção um filme com um argumento de qualidade.

2 comentários:

  1. A mi me gusto la pelicula, cuenta cosas interesantes, pero hasta ahi. es una pelicula que esta bien y se ve con bastante facilidad a pesar de la dureza de algunos tremas que trata. creo que peca un poco de pretenciosa, que quiere contar historias paralelas que se entrecruzan a lo Iñarritu. Se nota que al tio le pusieron pasta encima de la mesa y que la aprovecho a tope, sobre todo para viajar. Los actores estan bien, sobre todo Michelle Williams, que se quita así el sanbenito de "actriz dawson creek". De todos modos me gusto más otra pelicula de este mismo director "Tilsammans", en la cual pone sobre el tapete otro tipo de contradicciones.¡¡ Dios que ganas tengo de ver "Fucking Amal"!!
    Ghetto Defendant

    ResponderEliminar