5 de agosto de 2010

Flor do Deserto (2009) - Desert Flower

E já acabaram as ferias, passaram a voar e foram uns dias que souberam mesmo bem passar longe dos computadores. Mas o mundo necessitava das minhas criticas cinéfilas e aqui estou eu de novo para mais um ano cheio de cinema.

O filme que trago hoje não é o típico filme de ferias de verão, Flor do Deserto foi realizado por Sherry Horman e teve Liya Kebede no papel principal. O filme foi baseado no livro com o mesmo nome.

A historia é verídica e conta a vida de Waris Dirie (Liya Kebede) que nasceu na Somália numa família nómada que segundo a tradição aos 3 anos é-lhe praticado uma mutilação genital e aos 13 anos é-lhe arranjado um casamento com um homem bem mais velho. Contudo Waris decide fugir e vai parar a Mogadíscio (capital da Somália) e daí é enviada para Londres para trabalhar na embaixada da Somália nas limpezas. Ao sair da embaixada tenta encontrar um trabalho e um sitio da sitio para morar, ao principio as coisas complicam-se mas aos poucos a sua sorte muda e ira tornar-se numa top model.

O filme obviamente é duro, embora o realizador tenha posto algumas cenas de humor e românticas para que não seja tão pesado. Mais que nada este filme é mais uma demonstração de clara violação dos direitos civis, mais precisamente dos direitos das mulheres, que há pouco tempo abordei com outro filme biográfico O Apedrejamento de Soraya M (2008).

Melhores Filmes Biográficos

Dou-lhe um 7/10 é um filme que ao final ficamos contentes e tristes ao mesmo tempo. Contentes pela coragem de Warris e tristes pela situação que vivem milhares que mulheres na Somália. Um filme a ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário