A historia é sobre jovens adolescentes que vivem em bairros pobres, onde Jaibo consegue fugir de um instituto de correcção e reúne-se com Pedro, seu melhor amigo, em presença dele mata acidentalmente o rapaz que supostamente o denunciou. Pedro promete não falar a ninguém sobre o assassinato, contudo aos poucos os dois amigos começam a separar-se até ao ponto de chegarem a enfrentar-se mutuamente.
O filme é a típica tragédia neorrelista, bastante utilizado pelo cinema italiano na altura, onde retrata os problemas de adolescentes nos subúrbios de uma grande cidade. O filme também ficou famoso pela utilização do surrealismo que usou Buñuel. Após a estreia o filme suscitou violentas reacções no México, contudo o seu sucesso na Europa fez com que o filme fosse visto com "outros olhos" no México.
Dou-lhe um 7/10 é um filme duro, por muitos chamado como cinema de crueldade. Teve uma enorme influencia no cinema, filmes como O Ódio (1995) ou Boys n' Hood (1991) são disso um bom exemplo. Um filme imperdivel para conhecer a historia do cinema e também o melhor de Luis Buñuel
Como grande admirador da obra buñueliana, não me tinha apercebido desta efeméride. "Los Olvidados" é um grande e visionário filme, ainda que não seja o meu preferido do cineasta espanhol.
ResponderEliminar