18 de novembro de 2010

60º Aniversário de Os Esquecidos de Buñuel

Estreou em 1950 um dos filmes mais famosos do realizador espanhol Luis Buñuel. Los Olvidados (1950) em original foi nomeada recentemente como memoria do mundo pelo Unesco e recebeu em Cannes o prémio para melhor realizador em 1951. Foi filmado nos bairros marginais da Cidade do México.

A historia é sobre jovens adolescentes que vivem em bairros pobres, onde Jaibo consegue fugir de um instituto de correcção e reúne-se com Pedro, seu melhor amigo, em presença dele mata acidentalmente o rapaz que supostamente o denunciou. Pedro promete não falar a ninguém sobre o assassinato, contudo aos poucos os dois amigos começam a separar-se até ao ponto de chegarem a enfrentar-se mutuamente.

O filme é a típica tragédia neorrelista, bastante utilizado pelo cinema italiano na altura, onde retrata os problemas de adolescentes nos subúrbios de uma grande cidade. O filme também ficou famoso pela utilização do surrealismo que usou Buñuel. Após a estreia o filme suscitou violentas reacções no México, contudo o seu sucesso na Europa fez com que o filme fosse visto com "outros olhos" no México.

Dou-lhe um 7/10 é um filme duro, por muitos chamado como cinema de crueldade. Teve uma enorme influencia no cinema, filmes como O Ódio (1995) ou Boys n' Hood (1991) são disso um bom exemplo. Um filme imperdivel para conhecer a historia do cinema e também o melhor de Luis Buñuel

1 comentário:

  1. Como grande admirador da obra buñueliana, não me tinha apercebido desta efeméride. "Los Olvidados" é um grande e visionário filme, ainda que não seja o meu preferido do cineasta espanhol.

    ResponderEliminar