16 de novembro de 2010

When We Leave (2010) - Quando Partirmos

When We Leave (2010) ou em original Die Fremde é um filme alemão deste ano que teve excelentes criticas nos vários festivais de cinema este ano, tendo sido seleccionado para representar a Alemanha nos oscars deste ano. Foi realizado por Feo Aladag e teve no papel principal Sibel Kekilli.

A historia é sobre Umay (Sibel Kekilli) que é a filha mais velha de uns imigrantes turcos na Alemanha, casa-se com um turco e vai viver para a Turquia, contudo após varias agressões decide deixar o seu marido e fugir com o seu filho para a casa dos seus pais na Alemanha. Ao chegar aí a sua família não apoia a sua decisão e se dará uma ruptura na família.

É curioso que antes de ver este filme a Chanceler da Alemanha tinha falando da difícil convivência entre as duas culturas (alemã e turca), e este filme é um bom exemplo sobre o assunto. O filme retrata muito bem o choque de culturas, mostra uma família turca muito conservadora onde a mulher tem poucos direitos e uma geração já nascida no ocidente que vive num conflito de culturas.

Dou-lhe um 6/10, gostei do filme e só não lhe dou uma nota mais alta pelo excesso que drama que o realizador utiliza, a personagem principal parece-me demasiado ingênua, após a sua família a ter agredido, tentado raptar o seu filho e humilhar-la frequentemente ela volta sempre a casa a tentar uma reconciliação... achei exagerado. Um filme que recomendo para quem é fã do realizador Ken Loach.

Sem comentários:

Enviar um comentário