2 de novembro de 2010

Filmes de Culto - Roco e os Seus Irmãos (1960)

Em 1960 sai para as salas de cinema Rocco i suoi fratelli, e para comemorar o seu 50º aniversário hoje irei falar um pouco sobre este filme de culto no cinema, realizado por Luchino Visconti que fez filmes como O Leopardo (1960) ou Morte em Veneza (1971) e teve nos principais papeis Alain Delon, Renato Salvatori e Katina Paxinou.

A historia é sobre uma família originaria do sul de Itália que se muda para o norte, para Milão, é liderada pela matriarca e os seus cinco filhos. O filme divide-se em cinco partes onde conhecemos os cinco irmãos, onde vemos a sua adaptação a uma grande e fria cidade. Dois dos irmãos se apaixonam por uma prostituta (Nadia) e isso terá consequencias desastrosas para toda a família.

Mais que um filme dramático, Roco e os seus Irmãos é um documentario sobre a migração da população rural em meados do século passado não só em Itália como em muitos países europeus que se mudavam para cidades maiores e industrializadas. Aborda também com excelência a paixão e o amor cego que vivem dois irmãos por uma prostituta pondo em causa o bem estar da família.

Dou-lhe um 9/10, é um magnifico filme com mais de 170 minutos mas que em nenhum momento é aborrecido, claramente um dos melhores filmes de drama que ganhou vários prémios entre eles o leão de ouro em Veneza. Soberba a fotografia que o realizador consegue tirar da cidade de Milão.

Sem comentários:

Enviar um comentário