Lebanon (2009) ganhou o Leão de Ouro no festival de Veneza e além disso tinha umas boas criticas o que me levou a decidir ver o filme. Realizado por Samuel Maoz, contou com actores israelitas e libaneses desconhecidos do grande publico.
A historia é passa-se entre a fronteira de Israel e Líbano, quando há uma incursão militar por parte de Israel, e todo o enredo passa-se dentro de um tanque de guerra. Dentro deste há um grupo de soldados na sua maioria inexperientes, o seu superior hierárquico não tem carisma e não consegue manter a ordem.
Toda a acção passa-se dentro do tanque de guerra, faz lembra-nos Das Boot (1981), filme alemão, onde toda a acção passa-se dentro de um submarino. Em Lebanon a ideia é também criar um clima de claustrofobia, em que a camara não sai de um espaço diminuto e vemos os soldados a ter que lidar com o stress da guerra e até alguns momentos de camaradagem.
Melhores Filmes de Acção
Dou-lhe um 5/10 fiquei decepcionado, o filme não transmite nada de novo, alias Das Boot (1981) consegue transmitir bem mais a ideia da guerra e da claustrofobia a que têm de sujeitar-se certos soldados. Filme sem grande interesse e sem momentos apaixonantes, o realizador tentar dar uma visão diferente da guerra tal como vez The Hurt Locker (2009) mas sem sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário