29 de outubro de 2010

30º Aniversário de O Homem Elefante

The Elephant Man foi lançado em 1980 e faz este ano o seu 30º aniversário. Realizado por David Lynch contou com Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft entre outros. O filme é baseado numa historia verídica mas Lynch fez muitas alterações. Recebeu vários prémios e nomeações entre elas 8 para os oscars de hollywood.

A historia passa-se no século 19 em Londres, um medico cirurgião descobre John Merrick numa espécie de circo, este tem várias deformações e é tratado selvaticamente pelo chefe do circo, além disso tem de usar um lenço para tapar a cara quando está em publico. O medico fica curioso ao ver as deformações de John e decide levar-lo a um hospital particular e estudar o problema de John.

Este foi o segundo filme de David Lynch, um realizador pouco ortodoxo, após o bizarro Eraserhead (1977) Lynch consegue demonstrar todas as suas qualidades em O Homem Elefante. Arriscou em usar o preto e branco mas o filme conseguiu uma boa recaudação nas bilheteiras, dos 5 milhões de dólares gastos e obteve 26 milhões.

Melhores Filmes de Drama

Dou-lhe um 7/10 é um excelente filme que demonstra da crueldade do ser humano perante um homem com deformações, mas também da força do homem que sabe que não é um animal que é um ser humano inteligente e culto e quer ser tratado como tal. Um filme imperdível para qualquer cinéfilo.

1 comentário: