10 de dezembro de 2010

Balibo (2009)

Balibo é um filme australiano de 2009 que só há pouco tempo chegou a estes lados. Foi realizado por Robert Connolly e contou com alguns actores conhecidos como Anthony LaPaglia e Oscar Isaac que faz de Ramos Horta.

É uma historia verídica, baseado no desaparecimento de cinco jornalista australianos na cidade de Balibo em 1975. Nesse ano Timor Leste declara a sua independência de Portugal, após 400 anos de ocupação, contudo a jovem nação vê-se ameaçada pela Indonésia que deseja invadir o território. Após o desaparecimento dos jovens jornalistas, um veterano jornalista decide ir até Balibo procurar a verdade.

É um filme que aborda um tema familiar, a brutal invasão da Indonésia e todo o massacre que produziu esse acto, morreram cerca de 180 mil timorenses e foi distruída uma grande parte da fauna e flora do território timorense. O filme confirma que a Indonésia recebeu apoio militar dos Estados Unidos e tanto a Austrália como a ONU "fecharam os olhos" as brutais violações dos direitos humanos.

Melhores Filmes Históricos/Biográficos

Dou-lhe um 7/10, é um bom filme que mostra um período importante da historia para Timor Leste, é curioso que embora na teoria Indonésia seja um país actualmente democratico o filme foi censurado pelo governo que justificaram-no para salva-guardar as relações com Timor e também para não denegrir a imagem dos militares.

Sem comentários:

Enviar um comentário